Autor(es):
Luz, Madel T.
Local da publicação:
Rio de Janeiro
Ano:
2019
Área Temática:
Informação e Comunicação em Saúde
Editora:
Fiocruz, Edições Livres
Direitos de Acesso:
Este livro foi publicado de acordo com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. Os textos constantes nessa publicação podem ser copiados e compartilhados desde que: não sejam utilizados para fins comerciais; e, que seja citada a fonte e atribuídos os devidos créditos. Distribuição gratuita.

A nova edição de Natural, Racional, Social – Razão médica e racionalidade científica moderna, de Madel Terezinha Luz, integra a Coleção Memória Viva, criada para tornar acessíveis obras de reconhecida relevância acadêmica e institucional. Com isso, resgata e reedita livros esgotados, indisponíveis nas livrarias físicas e virtuais, além de dissertações e teses acadêmicas que ainda não compõem acervos online. A coleção é fruto do projeto “Acesso aberto e uso da literatura científica no ensino”, desenvolvido no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde as políticas de acesso aberto têm sido encaradas como estratégicas para o fortalecimento da ciência e da saúde
pública.

As obras foram escolhidas a partir de pesquisa com alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), que mapeou títulos usados habitualmente nas atividades de ensino e as dificuldades em acessá-los. A recuperação desses trabalhos busca o fortalecimento dos saberes na interseção entre saúde coletiva, informação e comunicação. Contribui para a ampliação da Política de Acesso Aberto e para as estratégias de Memória e de Ciência Aberta da Fiocruz. Além disso, colabora para as políticas públicas de preservação da memória bibliográfica nacional.

A reconhecida obra de Madel Luz, originalmente escrita em formato de tese para o concurso de professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, faz parte do selo Edições Livres, que, como o próprio nome sugere, tem a missão de lançar publicações com livre circulação na internet, tornando acessíveis a qualquer internauta todas as obras recuperadas pelo projeto. Desta forma, Natural, Racional, Social, editado pela primeira vez em 1987, chega a quarta edição em formato eletrônico, e poderá circular amplamente e ser lido em formato digital, de forma gratuita.

Esta edição traz, além do texto original do livro, uma apresentação escrita pela própria autora, onde discorre, três décadas depois, sobre aspectos centrais de sua obra. Traz ainda o prefácio “A autora e sua obra”, de André Pereira Neto, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), que foi orientado por Madel Luz em seu doutorado no Instituto de Medicina Socialda Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj). No texto, Pereira Neto destaca que o livro “se tornou uma obra de referência para todos aqueles interessados em conhecer as origens históricas da supremacia da medicina sobre as demais ’racionalidades médicas‘”. O projeto que deu origem à Coleção Memória Viva foi financiado pelo Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes VII/Jovem Cientista, parceria entre a Fiocruz e o CNPq) e pelo Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT, do Icict/Fiocruz).

Títulos Relacionados