2º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil
2º CONCURSO PORTINHO LIVRE DE LITERATURA INFANTOJUVENIL
“O BRASIL QUE RESISTE: IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO”
1. APRESENTAÇÃO
Sempre que somos capazes de contar uma história, estamos adiando o fim. Quem afirma é Ailton Krenak, em seu livro "Ideias para adiar o fim do mundo"¹. Nele, o filósofo e líder indígena fala sobre como temos, cada vez mais, vivido em ambientes artificiais produzidos pelas mesmas corporações que devoram florestas, montanhas e rios. E, também, em como poderíamos aprender com os povos originários — nossos ancestrais — outros modos de habitar e de estar em sintonia com o planeta.
O 2º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil convida estudantes de 13 a 16 anos, de todo o Brasil, a refletirem sobre como os saberes ancestrais podem contribuir comseu próprio futuro. Como os conhecimentos, a diversidade e a criatividade que habitam o Brasil podem ajudar a enfrentar a crise ambiental que ameaça nossa existência sobre a Terra? Que outras histórias poderíamos ouvir e contar, para impedir o colapso do planeta e transformar nossos modos de (re)existir em conjunto?
Serão aceitos textos sobre o tema “O Brasil que resiste: ideias para adiar o fim do mundo”, em formato dissertativo ou narrativo. Ou seja, podem ser dissertações, crônicas, contos, pensatas.
Os textos serão avaliados por banca julgadora formada por profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os 30 melhores trabalhos irão integrar um livro, a ser publicado pela Portinho Livre, selo de obras infantojuvenis da Fiocruz. E a pessoa responsável pelo melhor trabalho será convidada a participar do lançamento do livro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Caso essa pessoa more fora do Rio de Janeiro, a Fiocruz arcará com as despesas de passagem aérea e/ou de ônibus e com diárias (de acordo com tabela do Governo Federal) para ela e para outra pessoa responsável.
O livro ficará disponível on-line, em acesso aberto, contribuindo com a democratização da leitura e do conhecimento. Todos os interessados, com acesso a internet, poderão ler a obra gratuitamente. Esta é a segunda edição do Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil, organizado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Na primeira edição, realizada em 2023, os estudantes foram convidados a escreverem sobre o tema “O bonde da vacina: cuidar de si para cuidar do outro”. O livro resultante do concurso poderá ser acessado na plataforma Portinho Livre. Este ano, o Concurso Portinho Livre está em sintonia com o tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
2. PÚBLICO-ALVO
Podem participar estudantes de 13 a 16 anos (no período da inscrição), matriculados em escolas públicas ou particulares de todas as regiões do Brasil.
3. REGRAS
• Escreva seu texto com, no mínimo, 2.000 caracteres com espaços e, no máximo, 7.000 caracteres com espaços. O formato pode ser dissertativo ou narrativo, ou seja, podem ser dissertações, crônicas, contos, pensatas.
• Quando o texto estiver pronto, abra o formulário de inscrição. Você vai preencher o formulário com seus dados. E copiar e colar seu texto no campo indicado.
• Cada estudante só pode concorrer com um texto.
• Não serão aceitos plágios de quaisquer tipos.
• Cada texto deve ser elaborado individualmente.
• Os textos devem ser enviados sem qualquer tipo de identificação, ou seja, não ponha seu nome ou qualquer outra referência que possa identificar a autoria.
• Todas as informações são de responsabilidade do estudante e de seu responsável indicado no formulário.
4. AVALIAÇÃO
Os textos serão avaliados em relação aos seguintes quesitos: coesão e coerência textuais, criatividade, originalidade e pertinência com relação ao tema.
5. INSCRIÇÃO
As inscrições são gratuitas. Para participar, os estudantes devem acessar o link https://bit.ly/concurso_portinho_livre, preencher a ficha de inscrição e copiar e colar o seu texto no campo indicado.
6. CRONOGRAMA
Inscrições: prorrogada até as 10h de 23 de agosto de 2024
Divulgação do resultado e premiação: outubro de 2024
7. PREMIAÇÃO
Os 30 melhores trabalhos serão reunidos num livro, a ser lançado on-line pelo selo Portinho Livre, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). E a pessoa responsável pelo melhor trabalho será convidada a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro em outubro (datas ainda a serem definidas). O convite dá direito a passagens para duas pessoas e diárias (valores de referência: tabela de diárias e deslocamento do Governo Federal).
Faça o Download do regulamento no formato PDF.
1 KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.