Contéudo principal

Política editorial

A Portinho Livre é uma plataforma on-line e selo editorial voltado ao público infantojuvenil. Sua missão é aliar a arte literária à divulgação científica, reunindo trabalhos que incentivem a criatividade e o pensamento crítico de crianças e adolescentes.  
Ela reúne livros sempre em acesso aberto, ou seja, disponíveis de graça para qualquer pessoa com internet. E que tenham interface com os seguintes temas: ciência, saúde pública, meio ambiente, cidadania, direitos. 

Caso as obras venham a ser impressas — o que não é condição sine qua non —, serão enviadas a escolas, bibliotecas, centros comunitários e projetos sociais. Isso por meio de doação, e seguindo plano de distribuição definido a cada período. A Portinho Livre não possui fins comerciais. 

Recebemos dois tipos de material para avaliação:
1.    Livros que já foram publicados, cujos autores desejam disponibilizá-los em acesso aberto em nossa plataforma. 
2.    Livros inéditos que estejam alinhados a esta política editorial..

Em ambos os casos, os autores podem enviar o arquivo, em PDF, para o e-mail portinholivre@fiocruz.br. Os livros serão encaminhados ao nosso Conselho Editorial, que irá avaliá-los levando em conta o perfil de narrativas que buscamos para nosso projeto.

E que perfil é esse?
Em primeiro lugar, procuramos narrativas que fortaleçam a autonomia e a criatividade dos leitores. Ou seja: livros que persigam a originalidade e as qualidades da arte literária — seja ela em prosa, em poesia ou em outros formatos — para instigar crianças e jovens a refletirem sobre temas importantes para o mundo contemporâneo, ligados a ciência, saúde pública, meio ambiente, cidadania, direitos.

Também buscamos valorizar a diversidade da população brasileira em seus múltiplos aspectos; promover a inclusão e o enfrentamento às desigualdades; estimular o hábito de leitura.

Evitamos a todo custo: narrativas em tom de cartilha; estereótipos, lugares-comuns, clichês; trabalhos que subestimem os leitores, sua criatividade e perspicácia; textos e ilustrações em desacordo com os princípios éticos que devem guiar a divulgação científica; obras opinativas.

Importante dizer que, antes de serem publicados, nossos livros passam por revisão técnica, multidisciplinar, de especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nos temas que abordam. 

Acreditamos que a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação do mundo — e levamos isso em conta no recorte temático das obras reunidas na Portinho Livre. 

Os autores que tenham suas obras aceitas para publicação na Portinho Livre devem assinar um termo de cessão de direitos autorais, que será enviado por nossa equipe. Como a plataforma não possui finalidade comercial, não oferece nenhum tipo de remuneração aos autores que disponibilizem seus livros. Apenas a certeza de que suas palavras ou ilustrações podem ativar ideias, espanto, curiosidade, inquietação, ternura, empatia e muitos outros efeitos, lançando pontes em direção a crianças e jovens de todos os cantos do Brasil.

A Portinho Livre não assegura a publicação de todas as obras inéditas recebidas, mesmo que aprovadas pelo seu conselho editorial. Isso porque é preciso levar em conta as possibilidades orçamentárias e estruturais para o processo de edição e publicação. No caso de livros não inéditos — ou seja, que já tenham sido editados, e que serão apenas disponibilizados em nosso acervo —, importante frisar que também passarão por análise do conselho editorial. 

Este é um projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do seu Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict). 
Dúvidas serão respondidas no e-mail portinholivre@fiocruz.br.

Viva a literatura!
Equipe Portinho Livre