Espaço online para a ancoragem de livros de origens e itinerários diversos. Lugar de acesso: ponto de encontro, área para a interseção de rotas, saberes e ciências. A Porto Livre é uma plataforma que reúne livros editados em open access por diferentes instituições. Universidades, centros de pesquisa, editoras, movimentos sociais e ONGs, por exemplo.
Seu objetivo é reunir títulos de interesse científico e social, agrupando-os num acervo que funcione como porto seguro — mas também livre — para os leitores. Torna disponíveis, de forma gratuita, obras relevantes para a ciência e para o pensamento social, criando uma coleção online que apoie as atividades de ensino e pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de outros centros de produção de conhecimento.
Seu acervo está em construção e expansão permanentes. Instituições e autores podem submeter suas obras à plataforma, para que sejam avaliadas pelo Conselho Curador, que irá determinar se estão de acordo com a política editorial. Leitores também podem sugerir títulos. Mas só serão aprovados, claro, livros licenciados para livre circulação na internet.
A Porto Livre é coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, e fruto do projeto “Acesso aberto e uso da literatura científica no ensino”, financiado pelo Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes VII/Jovem Cientista, da Fiocruz/CNPq), e pelo Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT, do Icict/Fiocruz). Está alinhada às políticas de memória, de acesso aberto e demais iniciativas de ciência aberta da Fiocruz.
Os primeiros títulos disponíveis na plataforma foram selecionados por meio de pesquisa feita com professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict. Agora, porém, a Porto Livre convida autores, editores e leitores a colaborarem na construção de seu acervo, esse espaço de acesso e de confluência, abrigo coletivo que promove o encontro para ampliar o alcance da jornada.