Plataformização, inteligência artificial e soberania de dados: tecnologia no Brasil 2020-2030

Autor(es): Penteado, Cláudio; Pellegrini, Jerônimo; Silveira, Sérgio Amadeu da; Lemos, André; Salles, Débora; Bruno, Fernanda; Campagnucci, Fernanda; Rosa, Fernanda; Dantas, Glenda; Martins, Helena; Gama, Jader; Leite, José Correa; Pinto, José Paulo Guedes; Cintra, Juliane; Packer, Larissa Ambrosano; Pretto, Nelson De Luca; da Hora, Nina; Faltay, Paulo; Pereira, Paula Cardoso; Evangelista, Rafael; Grohman, Rafael; Silva, Sivaldo Pereira da; Silva, Tarcízio; Meira Jr., Wagner
Local da Publicação: São Paulo
Ano da publicação: 2023
Área(s) Temática(s): Políticas Públicas, Mídias Digitais, Tecnologia da Informação e da Comunicação
Editora(s): Ação Educativa, Coletivo, Governo do Estado de São Paulo
Resumo:

O livro aborda a transformação impactante da sociedade desde a Revolução Industrial até a era digital, destacando o papel crucial do computador e das tecnologias digitais, especialmente os smartphones. Argumenta que, embora essas inovações tenham o potencial de melhorar a coordenação e compreensão do mundo, no contexto capitalista, são frequentemente apropriadas pelos detentores do poder econômico, resultando na concentração de riqueza e aumento da precarização do trabalho. A ascensão das big techs, com suas plataformas que vigilam e moldam comportamentos, é explorada, assim como os desafios éticos e geopolíticos associados às tecnologias digitais avançadas, como inteligência artificial generativa. O livro conclui destacando a necessidade de colocar esse poder a serviço dos interesses públicos, submetendo-o ao controle político e promovendo a democratização global dessas tecnologias.

Política de licenciamento: Licença Creative Commons
CC BY-NC Atribuição-NãoComercial (ou [cc] Ação Educativa, 2023)
Esta obra pode ser livremente compartilhada, copiada, distribuída e transmitida, desde que as autorias sejam citadas e não se faça nenhum tipo de uso comercial ou institucional não autorizado de seu conteúdo.

Títulos semelhantes