Comunicação e sensibilidade: pistas metodológicas
Este livro nasce de uma iniciativa dos participantes e coordenadores do GT Comunicação e Experiência Estética, da Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Comunicação (COMPÓS), cuja exploração investigativa teve início em 2010. O grupo explora a interseção entre os fenômenos comunicacionais e as teorias estéticas, contribuindo para a reflexão e a crítica de manifestações expressivas da cultura contemporânea, tanto em trabalhos teóricos quanto analítico e compreendendo as questões vinculadas à dimensão estética dos processos comunicacionais. Então o que interessa, neste livro, é mostrar um pouco do que fizemos, por onde trilhamos, o que amadurecemos para o campo da comunicação nesses anos de pesquisa. A construção desse espaço de reflexão foi sendo elaborada em simpósios, seminários e encontros nos quais os pesquisadores gestaram o interesse de pensar o lugar da estética como um território de experiências, logo um território do pathos da representação social dos produtos comunicacionais. Dessa forma, todo sentido produzido nas mediações é visto como compostos de intensidades inomináveis que assumem a força de expressão do que aprendemos a nomear como experiências estéticas. Assim surgiu o GT na COMPÓS, criando a possibilidade de pensar a experiência estética como um problema a ser dimensionado no campo comunicacional.