Contéudo principal

Comunicação e sensibilidade: pistas metodológicas

Autor(es): Mendonça, Carlos Magno Camargos; Duarte, Eduardo; Cardoso Filho, Jorge; (orgs.)
Local da Publicação: Belo Horizonte
Ano da publicação: 2016
Área(s) Temática(s): Comunicação
Editora(s): PPGCOM UFMG
Resumo:

Este livro nasce de uma iniciativa dos participantes e coordenadores do GT Comunicação e Experiência Estética, da Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Comunicação (COMPÓS),  cuja exploração investigativa teve início em 2010. O grupo explora a  interseção entre os fenômenos comunicacionais e as teorias estéticas,  contribuindo para a reflexão e a crítica de manifestações expressivas da  cultura contemporânea, tanto em trabalhos teóricos quanto analítico e  compreendendo as questões vinculadas à dimensão estética dos processos comunicacionais. Então o que interessa, neste livro, é mostrar um pouco do que fizemos, por onde trilhamos, o que amadurecemos para o campo da comunicação nesses anos de pesquisa. A construção desse espaço de reflexão foi sendo elaborada em simpósios, seminários e encontros nos quais os pesquisadores gestaram o interesse de pensar o lugar da estética como um território de experiências, logo um território do pathos da representação social dos produtos comunicacionais. Dessa forma, todo sentido produzido nas mediações é visto como compostos de intensidades inomináveis que assumem a força de expressão do que aprendemos a nomear como experiências estéticas. Assim surgiu o GT na COMPÓS, criando a possibilidade de pensar a experiência estética como um problema a ser dimensionado no campo comunicacional.

Política de licenciamento: Todos os direitos reservados à PPGCOM UFMG.

Títulos semelhantes