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Tempos de Vargas: o rádio e o controle da informação

Autor(es): Jambeiro, Othon; Mota, Amanda; Ribeiro, Andrea; Amaral, Clarissa; Costa, Eliane; Brito, Fabiano; Ferreira, Sandro; Santos, Suzy dos
Local da Publicação: Salvador
Ano da publicação: 2004
Área(s) Temática(s): Comunicação
Editora(s): EDUFBA
Resumo:

O livro aborda a evolução do Estado brasileiro até o final dos anos 20, caracterizado por poderes políticos regionais com foco em interesses locais. A Revolução de 30, liderada por Getúlio Vargas, marca o início da Segunda República, promovendo uma visão de nação coesa. Contudo, o movimento democrático inicial se desvia para uma ditadura autoritária em 1937, com o Estado Novo, que promove uma ideologia corporativista e nacionalista, controlando a cultura e a mídia. O governo central se fortalece, implementando políticas para impulsionar a economia industrial, resultando em significativo crescimento econômico. O livro destaca a influência do Estado Novo nas décadas seguintes, delineando as transformações socioeconômicas e culturais no Brasil, com foco na radiodifusão e na ascensão do rádio como meio de comunicação de massa comercial, sob controle regulatório do Estado.

Política de licenciamento: Direitos para esta edição cedidos à Editora da Universidade Federal da Bahia.

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