Retorno seguro às atividades escolares no contexto da pandemia de Covid-19: percurso de um grupo de trabalho
Há pouco mais de 100 anos o mundo vivia a pandemia de gripe espanhola. Em dezembro de 2019, fomos apresentados a essa que é, sem dúvida, uma das maiores crises sanitárias da história da humanidade, a pandemia de covid-19, e nos surpreendemos utilizando meios não farmacológicos de proteção contra a doença que foram utilizados na pandemia de 1918-1919, especialmente o uso de máscaras. A história é construída diariamente num acúmulo de conhecimentos. Isso é um pouco do que aprendemos com a experiência desse Grupo de Trabalho (GT) sobre o retorno às aulas e o que queremos deixar registrado, contando os diferentes momentos pelos quais passamos ao longo desses dois anos e meio de pandemia, como nos posicionamos frente aos diferentes cenários epidemiológicos e as “ondas” que o país sofreu. A covid-19 foi descrita como uma “sindemia”, em artigo de José Patrício Bispo Júnior e Djanilson Barbosa dos Santos (2021), e é nessa perspectiva que seu efeito sobre a comunidade escolar deve ser entendido. A interrupção das aulas presenciais, em algumas situações por mais de um ano, escancararam as graves desigualdades a que nossa sociedade está submetida e que, no contexto das escolas, ficou explicitada pela dificuldade de acesso às plataformas digitais por muitos estudantes, pela insegurança alimentar, pela maior exposição à violência doméstica e pelos transtornos psicológicos. O que apresentamos nas próximas páginas é a compilação dos documentos elaborados pelo GT Retorno às Atividades Escolares Presenciais no contexto da pandemia de covid-19/Fiocruz, criado pela portaria 5608, de 1 de setembro de 2020. Nossa expectativa é organizar um acúmulo de conhecimento que foi adquirido ao longo dos meses de forma a garantir uma memória para as próximas gerações. Esperamos que este livro possa ser utilizado em diferentes contextos para as novas (certamente) emergências sanitárias vindouras.