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Metodologia para avaliação de produtos e serviços de informação

Autor(es): Rocha, Eliana da Conceição; Sousa, Márcia de Figueiredo Evaristo de
Local da Publicação: Brasília
Ano da publicação: 2019
Área(s) Temática(s): Ciência da Informação
Editora(s): IBICT
Resumo:

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) propõe uma avaliação de seus produtos e serviços, alinhada aos novos paradigmas da sociedade da informação e do conhecimento, que demandam trabalho em rede compartilhado. Diante da diversidade da comunidade de usuários e dos produtos oferecidos, adota-se uma metodologia híbrida composta por três procedimentos: 1) avaliação qualitativa usando a abordagem Sense-Making de Brenda Dervin, com entrevistas estruturadas e análise de incidentes críticos de John C. Flanagan; 2) avaliação quantitativa por meio de formulários eletrônicos nos sites dos produtos e serviços; 3) aplicação das heurísticas de Jakob Nielsen para avaliação da usabilidade das páginas Web. Essa triangulação busca proporcionar uma visão contextualizada das práticas informacionais dos usuários, melhorar as condições de uso, avaliar a satisfação, entender o acesso e uso dos produtos, além de obter informações sobre a interação dos usuários com as interfaces.

Política de licenciamento: CC BY NC SA

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