Contéudo principal

Integrando conhecimentos e práticas em saúde: equipes e usuários interagindo na educação pelo trabalho em territórios sanitários

Autor(es): Ferla, Alcindo Antônio; Duarte, Erica Rosalba Mallmann; Figueiredo, Alexandre Medeiros de; (orgs.)
Local da Publicação: Porto Alegre
Ano da publicação: 2017
Área(s) Temática(s): Educação
Editora(s): Rede UNIDA
Resumo:

Da presente publicação constam 9 capítulos com experiências cuja centralidade é a interação de equipes de saúde e usuários, articulando saberes e práticas para a educação no trabalho e pelo trabalho nos territórios de vida e produção de saúde, acrescidos por um capítulo no formato de ensaio teórico produzido pelos organizadores. Os textos foram agrupados em duas sessões: “Formação e campo de práticas” e “Cenários do trabalho e conhecimentos”. A leitura dos textos que compõe a coletânea permite refletir sobre questões práticas da integração entre a formação e o trabalho em territórios vivos e serviços que operam em redes de atenção, constituídos em interação com movimentos sociais. As temáticas mais frequentes nos textos, que têm uma diversidade de instituições e localizações, são aquelas em que se identifica maior dificuldade em abordar com a ação uniprofissional e apenas com um serviço especializado, como saúde do adolescente, saúde mental, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros. Mais do que a denúncia do limite da racionalidade vigente, os textos apontam caminhos e sistematizam tecnologias para a mudança no ensino e o desenvolvimento do trabalho na saúde.

Política de licenciamento: Todos os direitos desta edição reservados à Associação Brasileira Rede UNIDA.

Títulos semelhantes