Fundamentos teóricos da comunicação popular, comunitária e alternativa
O livro "Fundamentos teóricos da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa" explora as congruências e especificidades da comunicação, mídia alternativa e/ou jornalismo popular, comunitário, alternativo e independente. Ele aborda várias denominações que ultrapassam as barreiras da mídia tradicional e dos usos convencionais das mídias digitais corporativas, refletindo o crescente interesse acadêmico e as práticas sociais de centenas de iniciativas no Brasil. A área de estudo é dinâmica e repleta de recriações, inovações, dúvidas, incógnitas, interfaces e exclusões. Nesta obra, o leitor encontrará uma tentativa de fundamentar perspectivas epistemológicas e teóricas, guiadas pelas práticas de atores coletivos e individuais no exercício do direito de comunicar. Composta por oito capítulos, a obra reúne diversas perspectivas da práxis comunicacional no contexto dos movimentos sociais populares e comunidades cívicas, além de abordar o uso da mídia independente por grupos conservadores extremistas, que vão além da mídia emancipadora e progressista.